Liderança

Liderança na pós modernidade: conheça os serviços de assessment da Havik Executive Search

Escrito por RockContent

Quem está atento ao mercado e às mudanças na sociedade já percebeu que as soluções que eram perfeitas até ontem já não se mostram efetivas no presente. Estamos na pós-modernidade, um momento em que pessoas e organizações precisam se reinventar constantemente.

Mas, quando você escolhe líderes para sua empresa, consegue identificar se eles estão preparados para essa nova realidade? Um serviço de assessment pode ajudá-lo!

Se você ainda não conhece os benefícios desse tipo de serviço para sua organização, não perca o nosso post de hoje. Vamos mostrar como ele pode ajudá-lo a encontrar os líderes certos para conduzir uma companhia na pós-modernidade e alcançar o sucesso. Confira!

Como funciona o serviço de assessment da Havik Executive Search 

O serviço de assessment desenvolvido pela Havik envolve três processos extremamente importantes para a formação da liderança de uma organização. Conheça mais sobre eles adiante.

Mapeamento de mercado

Este é um estudo realizado com empresas semelhantes à sua no qual se identifica um perfil típico para um determinado cargo.

Assim, se a sua empresa necessita de um diretor comercial, a Havik pesquisa quem são os profissionais que exercem essa função nos seus concorrentes ou outras organizações relevantes no mercado, desde que tenham características semelhantes às suas. 

Esse estudo mostra quem são esses diretores comerciais, qual a sua formação acadêmica, a experiência profissional que os alçou até o posto, nível salarial do mercado e outras informações relevantes. O mesmo vale para outros cargos. 

Avaliação de prontidão

Aqui falamos sobre uma avaliação realizada com os profissionais que já fazem parte do seu quadro de colaboradores. Essa análise é feita com o objetivo de identificar se eles estão prontos para assumir cargos de maior responsabilidade. 

Eles são levados ao ambiente de consultoria, onde passam por testes que identificam suas competências e habilidades técnicas e comportamentais. Esse resultado é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo em questão, mostrando quais candidatos estão maduros ou não para assumir as novas atribuições.  

Executive search (hunting)

Realiza um conjunto de avaliações muito semelhantes às do processo que determina a prontidão para a função, porém com profissionais externos. É uma excelente alternativa para a captação de talentos disponíveis no mercado, que avalia se o candidato apresenta os requisitos técnicos e comportamentais necessários ao cargo. 

Qual é o principal diferencial do assessment da Havik

Há um aspecto avaliado pela Havik que diferencia seu serviço de assessment do processo tradicional realizado pela maioria das assessorias e headhunters: a análise de traços de pós-modernidade.

A Havik entende que, hoje, o mercado é extremamente volátil, com cenários que mudam com frequência. Quando a empresa conta apenas com líderes modernos, isso coloca em risco sua capacidade de estar preparada para essas mudanças, perdendo espaço e competitividade.

A Havik atua com alguns parceiros para utilizar ferramentas e conceitos inovadores em sua atividade de Executive Search. A primeira é a plataforma digital da Kenoby, que agiliza e garante uma visão passo a passo do processo. 

No entanto, não basta apenas utilizar uma plataforma extremamente tecnológica. Por isso, a Havik utiliza os conceitos da ToF, um laboratório da pós-modernidade. 

Segundo Daniel De Paiva, Senior Partner da Havik, as ferramentas desenvolvidas pela ToF permitem que o assessment identifique traços de pós-modernidade em um profissional avaliado. 

Isso significa que o processo vai detectar não só as suas competências e habilidades técnicas e comportamentais, mas esses traços fundamentais para que a empresa esteja apta a se adaptar ao mercado. 

O profissional avaliado é exposto a situações em que ele precisa tomar decisões. Sua atitude diante desses desafios mostra se a conduta dele é pautada pelo modelo moderno ou pós-moderno. 

Essas avaliações, combinadas às entrevistas presenciais, ferramentas de análise de comportamento e o histórico profissional, permitem identificar o percentual de traços de pós-modernidade que o profissional apresenta. 

Identificar um profissional ou líder com essa característica significa agregar um elemento transformador, capaz de identificar os movimentos que o mercado está sinalizando e propor mudanças que preparam a empresa para atuar nele. 

Por que a sua organização precisa de líderes pós-modernos

Daniel ainda ressalta que, quando um profissional moderno assume uma determinada função ou é responsabilizado por um projeto, ele provoca apenas as transformações convencionais: revisão de processos, redução da equipe, corte de custos etc. 

Em um primeiro momento essas mudanças vão produzir efeito. A médio e longo prazo, no entanto, a empresa estará novamente contando com opções e operações que tornam-se obsoletas, e prejudicam seu desempenho no mercado. 

Uma possível solução para isso é trazer para a mesa de decisões os profissionais pós-modernos.

Entre os atributos que distinguem esses novos líderes está a capacidade de adaptação às características de consumo, usabilidade e tendências do mercado. Eles propõem mudanças graduais que inserem a empresa no momento em que o mundo está vivendo. 

Portanto, enquanto o profissional moderno é reativo às mudanças — ele “corre atrás” do que seus concorrentes estão fazendo — o líder pós-moderno é proativo com essas transformações. Na verdade, é ele quem faz muitas delas acontecerem. 

De forma didática, podemos ressaltar as diferenças entre um profissional pós-moderno e moderno da seguinte forma: 

Profissional modernoProfissional pós-moderno

Testemunha as mudanças no mundo e no mercado

É um protagonista que faz essas mudanças acontecerem
Reage às mudanças do mercado  Provoca as mudanças no mercado
Corre atrás da concorrênciaAntecipa jogadas e demandas do mercado
Precisa tomar decisões de forma muito rápida, pois já está atrasado em relação ao mercadoTem tempo para decidir com calma e realizar testes, pois antevê os cenários e pode agir no momento certo
Tenta se igualar às inovações que os seus concorrentes oferecemConsegue atender às necessidades do cliente e do mercado em primeira mão, de forma inovadora
Faz mudanças bruscas, pois precisa se igualar rapidamente aos concorrentesProvoca a transformação de forma gradual e segura, antecipando os movimentos do mercado
Planeja o futuroInventa o futuro

Como você pôde perceber, a aderência técnica, comportamental e cultural de um profissional — avaliadas por praticamente todas as consultorias — é extremamente importante para encontrar o gestor certo para um determinado cargo.

No entanto, essas características não são suficientes para preparar a empresa para enfrentar o futuro. São os traços de pós-modernidade que garantem resultados a longo prazo.

Os profissionais pós-modernos se adaptam não só às mudanças que ocorrem agora. Eles sabem que de agora em diante o mundo estará em permanente transformação, conseguem lidar com essa incerteza e agir de forma assertiva nesse cenário.

A contratação de um profissional que, além das competências tradicionais, possui um conjunto considerável de traços de pós-modernidade é essencial para garantir uma vantagem estratégica à organização, preparando-a para estar à frente de seus concorrentes. 

Entendeu qual é a importância da liderança pós-moderna e como o assessment da Havik é essencial para identificar e contratar profissionais com essa característica? Quer entender melhor como esse serviço funciona e descobrir as soluções que ele tem para o seu negócio? Então não perca tempo! Procure a Havik Executive Search agora mesmo e fale com nossos especialistas. Aguardamos seu contato!

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This